sábado, 7 de junho de 2008

Patricinha de Lavínia

A história da garota que largou a vida dos shoppings paulistas para o interior de uma Penitenciaria.
Mais uma sexta-feira de ansiedade. Em seu trabalho ela conta os segundos no relógio. As horas parecem intermináveis. Todas as sextas-feiras são assim. Ela sai correndo do seu emprego carregada de malas de viagem e embarca no metro com uma multidão de pessoas. Seus olhos têm um vazio, um vazio que só é preenchido aos finais de semana.

Mariana Mendes é uma garota, mas com responsabilidades de mulher. Com apenas 18 anos, cursa o primeiro ano da faculdade de Direito e sabe que o que enfrenta não é fácil, mas tem a consciência que existe alguém que depende dela e isso lhe dá forças para continuar.

Mas o seu cotidiano nem sempre foi assim. Sua infância foi repleta de alegrias regada com os melhores brinquedos que a Indústria poderia oferecer: “Confesso que nunca passei necessidade e sempre tive tudo o que quis”.

A vida inteira estudou em colégios particulares, fala inglês e espanhol, e a sua Faculdade é considerada uma das mais caras de São Paulo. Suas amigas não sonham sequer com os seus finais de semana e entendem menos ainda o porquê do seu emprego. Não precisa de trabalho, seus pais podem lhe oferecer tudo que quiser.

A noite começa a despontar e a sua rotina misteriosa começa a aflorar. Sente frio, o ar condicionado do ônibus de viagem esta ligado, mas o frio na sua barriga parece ser muito maior. O coração? Apertado de tanta saudade.

Não é uma viagem normal, não vai à praia ou a casa de campo de seus pais. Alias todos os finais de semana viaja sozinha, só depois de muito tempo ganhou uma companheira nessa longa caminhada.

O ônibus não sai do Terminal Rodoviário Tietê ou Jabaquara. Ela se reúne com outras tantas mulheres na Barra Funda. No meio da multidão se torna apenas mais uma, cheia de sacolas com mantimentos, produtos de higiene, folhas em branco e envelopes.

A viagem não é a passeio, mas vai visitar seu namorado na Penitenciária de Lavínia, no interior de São Paulo. São sete horas de viagem em um ônibus clandestino.

O Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que domina os presídios paulistas é responsável por uma frota de mais de cem ônibus que são distribuídos por todo o Estado: “A gente acaba se sujeitando a usar esse transporte clandestino. Se for de ônibus comum o gasto é muito maior. O valor que eu pago da passagem de ida e volta é o só da ida de um ônibus legalizado. Já gasto muito com as compras que ele precisa, com estadia na pousada, alimentação. Não posso me dar ao luxo de embarcar no Tietê”.

Na multidão de mulheres ela parece ser apenas mais uma, mas se chegarmos perto é visível que vive uma realidade diferente de todas as meninas que estão ali. É conhecida como a “patricinha de Lavínia” e garante que quase todas que estão ali não vão com a sua cara: “A nossa realidade é muito diferente. É fácil de perceber que o meu mundo é outro, as roupas, cabelos, pele, tudo é muito diferente. A aceitação é praticamente impossível. Elas esquecem que eu passo a mesmas dificuldades que elas”.

Escolheu seu próprio caminho. Conheceu seu atual namorado através da manicure de sua mãe: “No começo tinha vergonha desse relacionamento. Os mundos eram muitos diferentes, mas me sentia extremamente atraída por ele”.

O envolvimento no crime foi evitado. Tinha consciência que seu namorado era um traficante, mas nunca se aliou ou participou de seus trabalhos: “Cada um no seu canto. Eu com as minhas compras e ele com os seus negócios”.

Nunca havia lhe passado na cabeça à idéia de que um dia, Robson Galacci, 20 anos, seria preso. Hoje já são quatro anos de relacionamento, sendo que dois desses anos ele esta encarcerado: “Foi um choque muito grande, nunca pensei que isso fosse acontecer”.

Desde então a sua vida mudou drasticamente. Não freqüenta mais os shoppings nem salões de beleza. Seus pais não aceitaram a idéia de sua filha estar freqüentando um presídio: “Meu pai nunca aceitaria essa situação. Ele é advogado. A única decisão que eles tomaram e que eu faria as minhas escolhas e conseqüentemente arcaria com elas”.

E foi exatamente isso que ela fez. Trabalha para poder sustentar seu namorado e fazer as viagens. A humilhação é grande. Lembra do cheiro do presídio e da timidez de cada revista e com lágrimas nos olhos conta: “Eles nos fazem ficar peladas, agachar diversas vezes, examinam meu corpo”.

Incrivelmente é feliz: “É um esforço muito grande, mas o meu amor é muito maior”. Ao perguntar como ela vai se sentir se quando ele sair, arranjar outra namorada, os mesmos olhos vazios respondem: “Vivo o hoje, amanhã a Deus pertence”.

34 comentários:

Unknown disse...

meu marido foi transferido pra lavinia ñ tenho a minima idéia de como chego lá....

Unknown disse...

se possivel me add no orkut meu email é fabianadelesposte@bol.com.br moro na zona leste de sao paulo em guaianases

JULIANA AGUIAR disse...

Oi fabiana nao localizei voce no orkut e alem disso mandei um e-mail no qual voltou. Escreva um e-mail para juliana_tjs@globo.com pra eu te passar maiores informacoes

Unknown disse...

Olááá... tb estou na mesma situação da Fabiana rs... me add no msn se puer Ju dani_brisas@hotmail.com Ok bjuuus

Unknown disse...

oi juliana a minha situação é bem parecida com a sua pois faço faculdade de enfermagem e meu marido está em lavinia faz 5 meses.. estou indo de carro com minha sogra e tive que trabalhar tabem, pois ele em carcere privado eu e meu filho ficamos sem renda.... vc continua fazendo essas viagens??? eu vou com minha sogra de carro.... bjos

Unknown disse...

Bom meu namorado esta em lavinia 2 , eu não tenho a minima ideia de por onde começar .... se alguem poder me ajudar por favor add no meu msn .florzinha_foreggae@hotmail.com Não sei como fuciona o sistema de la .

mirian disse...

Oi fabiana li a sua história .. Meu marido foi pra lá e nem sei como faço pra chegar se puder me ajudar me add no orkut é mirian_marques_silva@yahoo.com.br. Bjos

gabriela disse...

olá!!!
NOSSA ......AO LER ESTA POSTAGEM, MEIO Q ME EMOCIONEI,POIS VIVENCIO A MESMA SITUAÇÃO,É TUDO MUITO COMPLICADO, PRINCIPALMENTE AO VER DAS PESSOAS QUE NÃO ESTÃO VIVENCIANDO ISSO!!!
bom, acho q podemos nos falar mais vezes.me add no msn:gabriela.camargo-06@hotmail.com

Unknown disse...

oi tudo bem meu irmao [e de santos e foi trasferido pra lavinia 3
queria saber como eu fasso pra chegar ate la se possivel me ajude eu vou passa meu imail nana.mp2@hotmail.com obrigado

Anônimo disse...

Oii meu nome é Carol e gostei muito de ler sobre sua historia Mariana, passo pela mesma situação a 2 anos tambem, é tudo muito triste essa nossa situação. Mas que só de vermos a pessoa que gostamos feliz em receber nossa visita isso é muito gratificante..
Parabéns a nós mulheres que lutamos e que somos muito vitoriosas!!!

Anônimo disse...

Oii sou a Carol* ...sera que alguma de vcs podem me ajudar.. meu marido estava em lavinia1 raio 7 e foi essa semana tranferido para o raio 2 alguma de vcs tem algum familiar que esta no raio 2 da pen.1 de lavinia??
me mandem um e-mail gostaria de localiza-lo.. desde ja obrigada!
tekinha_caroline@hotmail.com

bjs e boa sorte a vcsss!!!!!!

Juju da Dicas disse...

Oi minha querida! meu filho está na p 3 de lavinia, podemos conversar? queria muito bater um papo com vc.

fabi disse...

o juliana tude bem? meu nome é Fabiana meu irmão querido está em lavinia 1 quando ele está aqui em guarulhos no marrey sempre vizitava ele mais ele agora está em lavinia e nunca fui vizitar ele mais tenho um ppouco de medo gostaria de conversar com vc me aceita no seu orkut everton-fabiana157@hotmail.com será q vamos juntas pra lavinia????

Anônimo disse...

luciana olá fabiana espero qu esteja td bem com vc sei o que esta passando ja passei por isso,qd tinha 17 anos mas gracas a deus acabou meu esposo hoje ja esta á quatro anos na rua estamos casado e hoje ele consegui seu primeiro atestado de antescedentes limpo esta mes estou muito feliz vamos ter um bebe e o que desejo a tdas vcs é que tenham a msm felicidade que a minha e que esse sofrimento passe logo pq só nos sabemos o que passamos ai dentro que deus protejam a todas

Anônimo disse...

NOSSA MEU MARIDO TA NO P3, TBM PASSO POR ISSO TODOS FDS ...

Unknown disse...

oieee

fabiana tudo bem estou nessas mesma situaçaõ meu marido tmb esta em lavinia p3 me add no meu msn...simone_rene@live.com

Duda disse...

Olá, alguem por acaso tem o numero do hotel paulista (da dna FRAN??)

Duda disse...

olá meninas, bom meu marido esteve em lavinia à 3 anos atras, e agora ele retornou, eu preciso do numero do telefone do HOTEL PAULISTA(DA DNA FRAN, DA MARLENE) ALGUEM SABE ME INFORMAR??? obrigada... Duda

Aline disse...

Olá Juliana, gostaria de conversr com vc se fosse possível. Me encontro em uma situação parecida com a sua. Meu namorado foi tranferido para Lavinia esta semana. Estou um tanto perdida, e um tanto desesperada. Nós temos duas filhas, pago faculdade e agora estou preocupada em como fazer para visitá-lo. Escutei uns rumores de ônibuas clandestinos que são mais baratos. Gostaria que vc me passasse horários e valores destes ônibus, gostaria de saber tb como funciona as visitas, qual é o procedimento? . Desde já agradeço

Anônimo disse...

Oi Juliana...me emocionei com sua história,é quase parecido com a minha só q a minha teve um final triste,estou tentando superar...
Vc é uma guerreira, pois só d vc assumir essa vd,passar por cima d td e d todos,mudar d vd uma vd da qual vc nunca sonhou mas vc vive pq o amor fala mais alto.
Em 2008 conheci alguém,começamos um relacionamento...eu não queria me envolver com ele, só q qto mais eu me afastava mais eu o amava...até q conseguiram nos separar...
Depois d 4meses ele me escreveu ele tinha sido transferido p/ Lavinia 2 ele estava doente,era uma carta d despedida...orei por ele e graças a deus ele saiu da enfermaria e melhorou...
Depois ficamos juntos e outra pessoa nos separou novamente,qdo achei q era o fim d td ele me procurou d novo,o q eu sentia por ele era mais forte q eu...Amar uma pessoa sem nunca ter visto!
Meus pais são evangélicos eu tinha medo q eles descobrissem e foi o q aconteceu...meu pai descobriu ai a casa caiu!Depois ele contou p/ minha mãe q contou p/ meu irmão ai a casa caiu e feio!!!Minha mãe disse q se eu continuasse com ele eu estava no olho da rua...
Fui na igreja pois só DEUS poderia me ajudar lá na congregação revela td...DEUS falou q eu não entendia o pq d td mas futuramente eu iria entender...
Ele me agradecia tanto por DEUS ter me colocado na vd dele, pois nunca ninguém fez o q eu fiz por ele falar d DEUS,dar força,fé, alegria,se preocupar com ele,dar esperança d uma vd melhor e fazer dele uma pesssoa melhor...passei a ser mais q uma mulher p/ ele passei a ser a vd dele.
Ele me pediu p/ visita-lo NEGUEI,falei q nunca tinha colocado meus pés na cadeia e nunca iria colocar, pois essa não era a vd q pedi á DEUS...não entendia o pq Deus colocou ele no meu caminho...até q DEUS me deu vários sinais d q eu tinha q falar d DEUS p/ ele e salvar a alma dele...eu era a única q poderia salva-lo...
Fui visita-lo eu não tinha nenhum dinheiro...as pessoas q estavam comigo no quarto riam d mim achando q eu iria conseguir SALVAR ele,q iria mudar ele,no sábado minhas pernas tremiam,estava quase desmaiando até q melhorei finalmente consegui entrar...No domingo li o SALMOS 107 p/ ele,os olhos dele encheu d lágrimas ele disse q não tinha SALVAÇÃO...os momentos q passei com ele foram os mais felizes d minha vd pois encontrei nele o amor verdadeiro,carinho,proteção, humildade,paz,alegria,encontrei td q precisava...
Fui tratada como rainha no ônibus pois as mulheres dividem conosco o mesmo sofrimento,todas ali passam pela mesma situação...Deus me mostrou um outro lado da vd q eu não sabia...pois foi com ele q aprendi a ser humilde!
Daí o amor se tornou inseparável...ele já estava preparando as papeladas pro casamento,só bastava eu dizer sim,eu aceitei.
Fizemos mtos planos e qdo td estava em paz a mãe dele virou contra mim...Até q nos separamos d vez,isso foi em maio d 2010,depois q eu sai da vd dele passado 3meses ele adoeceu pegou TUBERCULOSE,ele iria sair em dezembro de 2010 e qdo foi em outubro faltando 2meses ele FALECEU,eu recebi a ultima carta dele em setembro depois ele não me escreveu mais...a mãe dele não me ligou p/ ir no enterro, vai fazer 7meses q ele morreu e ela nunca mais me ligou...
No começo,pedia a deus p/ me levar junto com ele pois não conseguia viver sem ele,fiquei com depressão,ele me escreveu 57 cartas d amor e qdo eu olhava p/ cartas chorava em cima delas,ele morreu me amando!
Nesses 2 anos juntos fiz 320 poesias p/ ele eu iria entregar qdo ele saísse.Elas ficaram aqui sem ao menos ele ter visto e lido...Ele foi o único q me pediu em casamento,se tornou uma pessoa melhor.
Ele pd não existir mais,mas o nosso amor esta cada dia mais vivo em meu coração...eu não sei se vou ser feliz novamente mas melhor q ele eu jamais encontrarei...
JULIANA viva esse amor q é verdadeiro,forte e lindo!Deixa td nas mãos d deus e ele td fará...
As histórias são diferentes mas a dor,a situação são as mesmas...
Td o q eu passei não me arrependo pois valeu apena pois soub o q é ser feliz e ser amada d verdade!!!AMO ELE ETERNAMENTE!!!ASS:LU

vivian disse...

Oi meu nome é vivian e meu marido foi transferido para lavinia 2 e não estou sabendo por onde começar , gostaria de saber se alguém pode me informar o onibus , telefone de hotel com preço bom pois vcs ja sabem as nossas condições fica complicada , tenho 1 filha e mais estou desempregada ai complicou tudo mas graças a Deus meu marido estava trabalhando e ainda estou recebendo uma ajuda de custa da empresa mas mesmo assim tenho que economizar mas vamos ao principal preciso de informações meu email e vivianisabel@terra.com.br / meu orkut é vivi.vivian.isbel@hotmail.com alguém por favor me ajude !!!!!

Anônimo disse...

Meu filho está na P2 em Lavinia, me add no msn, preciso saber como ir pra lá no transporte grátis. Obrigada Sandra

Anônimo disse...

Quem tiver informações de onibus grátis e pensão/ hotel barato por lá me ajudem por favor, mas é urgente, pretendo visitar meu filho em Lavinia 2 neste final de semana que é feriado. Urgente me adicionem: sanvinicius@hotmail.com

Amanda disse...

oi meu marido foi transferido pra lavnia tresqqueria sabe como funciona la?por favor nao conheço ninguem q possa m da alguma informaçao.meu orkut é. manda-alvez@yahoo.com e meu facebook:eleomar_amanda@hotmail.com por favor entre em contato comigo.

cleusa disse...

ola amiga meu filho foi para lavinha 3 mais eu nuca avi e nao sei como entra la qual e a roupa me responde por favor beijos

Gis disse...

Gente tenho 1 filho,e descobri que o pai dele esta em lavinia 2 faz muito tempo que nao vejo ele queria saber se tem alguma cunhada que vai para la para e poder me ajudar por favor desde ja agradecida quer coisa me liguem 1164507476 tim ou 1891544584 claro obrigado gi

Unknown disse...

entrei neste blog por acaso, as datas de postagem sao um antigas como sara a que esta essaspessoas hoje

Unknown disse...

entrei neste blog por acaso, as datas de postagem sao um antigas como sara a que esta essaspessoas hoje

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

alguem pode me dizer como é o procedimento da visita na penita de lavinia 2.
Meu marido foi transferido pra lá e eu nao sei nada estou completamente perdida....

Unknown disse...

ddddddd

Anônimo disse...

zccwxoqfj www.gafasraybans.es gpkyvqhrq [url=http://www.www.gafasraybans.es]ray ban baratas qslcvgenp
zpegdzwvh 217 rabwsanur http://www.acheterchristianlouboutinpascher.net lsbpuxpvr 985 cxjtknesw [url=http://www.acheterchristianlouboutinpascher.net]Louboutin Chaussures Homme[/url] oxszdojrk 203 ehtcpzjwa
ednesioun 570 edzkmudfu http://www.chaussureslouboutin-france.com vuvirvyrq 248 wcangizrn [url=http://www.chaussureslouboutin-france.com]Christian Louboutin Pas Cher Soldes[/url] uujlwwxrw 633 eufjifpji
kubuwqaav 916 qlnrnjepv http://www.acheterchristianlouboutinpascher.com lcyunfdfg 767 hhaklrqri [url=http://www.acheterchristianlouboutinpascher.com]chaussures christian louboutin[/url] wxjcmklly 279 grhszrkjt
lhyaaqgfq 894 owwvowbuw http://www.chaussures-louboutin-france.com irkzvkrmy 454 aokgduhfv [url=http://www.chaussures-louboutin-france.com]Louboutin[/url] rdmueblof 183 lagpxkusz

Anônimo disse...

OLÁ ALGUÉM PODE ME AJUDAR MEU MARIDO FOI TRANFERIDO P LAVÍNIA MQIS NÃO TENHO A NOÇAO DE COMO CHEGAR LQ E NEM SEI COMO É O PROCEDIMENTO ,ALGUÉM PODE ME AJUDAR? CHAMA NO FACE TIELLY WAALKER

((lu)) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.