sábado, 7 de junho de 2008

Cidade dos sabores

Poucas pessoas sabem, mas a gastronomia paulistana é famosa em todo o mundo. Comer bem em São Paulo já virou a principal atração turística. São mais de dez mil opções para todos os gostos e bolsos. Além disso, é possível experimentar diversos tipos de comidas de diferentes países em uma única região.

Os restaurantes da metrópole parecem ter conquistado o público mundial. De acordo com a Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (ABRESI) o título de capital da gastronomia mundial já é reconhecido há cinco anos.
São mais de dez mil opções representando 51 etnias: "Em São Paulo podemos comer um pouco de tudo. Até mesmo na praça de alimentação de um shopping qualquer encontramos diferentes tipos de comida: japonesa, árabe, mexicana, americana e claro a brasileira" afirma Rafael Luís de Souza, 22 anos.

A capital oferece restaurantes alemães, portugueses, australianos, egípcios, árabes, marroquinos, italianos, libaneses, japoneses, chineses, gregos, vietnamitas, mexicanos, e mais uma extensa lista de opções. Sem contar nas centenas de churrascarias, pizzarias e lanchonetes: "É impossível se sentir longe de casa, tem comida para todos os gostos" diz Alexandre Vieira, 27 anos, dono de restaurante.

É comum encontrarmos chefs de origem francesa especializados em comida japonesa e vice e versa. "O incrível desta cidade é que as pessoas nos dão credibilidade independente da nossa origem. Eu sou filho de italianos, porém meu interesse em gastronomia só surgiu quando eu conheci a comida mexicana" conta Gustavo Leão, 32 anos chef de cozinha.

O maior pólo econômico do país ganhou esse título devido a um empenho da vereadora do Partido dos Trabalhadores, Aldaíza Spozati, que formou uma comissão de vereadores de diversos partidos para preparar oficialmente a cidade para receber o título.

Foram anos de aprimoramento do projeto até São Paulo fazer parte da Comissão de Honras das Nações, constituída por 40 países e dez Entidades Civis Internacionais ligados à gastronomia e turismo. O grupo faz o levantamento de todos os participantes e um júri internacional fica responsável pela escolha dos vencedores.

Porém não é só a gastronomia internacional que ganha destaque. A culinária nacional também tem seu espaço. São restaurantes de comidas típicas gaúcha, caipira, mineira e baiana. "Vim para São Paulo com a minha família em busca de um emprego melhor. No final de semana, a gente sempre acaba procurando um lugarzinho de comida nordestina pra matar a saudade" afirma Clodoaldo Araújo, 33 anos, ajudante de obra.
Sem dúvida a maior cidade do País é um dos destinos mais hospitaleiros do mundo. Com tantos paladares, sabores e sensações São Paulo virou um convite a uma viagem saborosa para todos os gostos. Então: bom apetite!

2 comentários:

Anônimo disse...

eu tenho um amigo que foi trasnferido para esta unidade mas ñ posso visita lo como faço para escrever para ele ,meu mail e marcinhamisteriiosa@yahoo.com.br

gizele disse...

olá tenho um amigo que acho que esta em lavini3 mas não tenho certeza queri muito escrever para ele o nome dele è marcelo leite de lima se vc puder me ajudar ele estava no raio3..até logo